Escolas e espetáculos retomam em Azeméis

0
18

As escolas secundárias e o ensino superior já retomaram o ensino presencial em Oliveira de Azeméis, mediante o plano de desconfinamento nacional do país. Os teatros, cinemas, auditórios e salas de espetáculos também já podem retomar a atividade, sendo que o primeiro evento no concelho, depois deste desconfinamento, acontece no próximo domingo, 25 de abril, com a atuação do Ensemble Instrumental da Banda de Música de Pinheiro da Bemposta.
Gradualmente, o país está a avançar com o plano de desconfinamento e Oliveira de Azeméis mantém-se no grupo dos concelhos de risco moderado. Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, entre 31 de março e 13 de abril registavam-se 55 casos por 100 mil habitantes. Uma vez que a situação poderia mudar de um momento para o outro, foi com expectativa que a Banda de Música de Pinheiro da Bemposta recebeu o convite para atuar n’O Cinema no próximo domingo, às 10h30. “Não saberíamos o que poderia acontecer até ao dia 25 de abril e, como há condições que permitem a atuação da banda, aceitamos com gosto”, afirmou o presidente da coletividade, José Rodrigues, em declarações ao Correio de Azeméis. “Atuaremos não com os 62 elementos, mas com o Ensemble da banda com todos os naipes”, explicou, realçando que se sentem preparados para o espetáculo (ver caixa).
Para além dos espetáculos culturais e das aulas do secundário e da universidade, abriram todas as lojas e centros comerciais, pode-se realizar modalidades desportivas de médio risco, os casamentos e batizados podem ter até 25 por cento de lotação, os eventos exteriores regressam com diminuição de lotação, as lojas de cidadão voltam ao atendimento presencial por marcação, os ginásios continuam sem aulas de grupo e a atividade física ao ar livre pode fazer-se com a participação de até seis pessoas. Por fim, os cafés, as pastelarias e os restaurantes abrem portas com o máximo de quatro pessoas no interior ou de seis, por mesa, em esplanadas, até às 22h00 e às 13h00 ao fim de semana e feriados.

Ensemble Instrumental da Banda de Música de Pinheiro da Bemposta dá primeiro espetáculo pós-confinamento
A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis comemora o 25 de Abril com um concerto do Ensemble Instrumental da Banda de Música de Pinheiro da Bemposta, com direção musical do maestro Jonathan Costa e a participação especial de António Graça (acordeão) e Miguel Rodrigues (voz). A entrada é livre mediante o levantamento prévio do bilhete e o programa comemorativo inclui, ainda, atividades que poderão ser acompanhadas no Facebook da autarquia.