Efeitos são “suportáveis”

0
7

Passadas 24 horas da toma da segunda dose da vacina contra a Covid-19, dois lares do concelho de Oliveira de Azeméis registaram sintomas secundários, uma possibilidade para a qual já haviam sido advertidos pelos profissionais de saúde aquando da toma. “Fui uma das vítimas, relativamente aos sintomas, que me tocou bastante forte”, informou o diretor do Lar São Miguel, João Araújo, ao Correio de Azeméis.
“Passei a noite muito mal, com dores de corpo, enjoos e febre”, contou o responsável. A segunda dose tem de ser administrada três semanas após a toma da primeira dose da vacina e o Lar São Miguel recebeu-a no passado dia 08, tendo contemplado praticamente todos os utentes e profissionais. “Houve, a nível geral, diarreia, dores de cabeça, dores musculares, enjoos, taquicardias, calafrios e febres”, esclareceu João Araújo, adiantando que foram advertidos para estes sintomas e, caso acontecessem, recomendaram a toma de Benuron. “É bom que as pessoas, quando tomarem, percebam que é perfeitamente natural e perfeitamente suportável”, acrescentou o responsável.
Na Associação de Melhoramentos Pró-Outeiro foram submetidos à toma da segunda dose no dia 11 e também se fizeram sentir algumas reações em alguns dos vacinados. “Houve algumas reações no dia a seguir, alguns utentes com temperatura e cansaço”, avançou a diretora técnica do lar, Márcia Silva, explicando que foram sintomas controláveis. “Tivemos funcionários com temperatura, arrepios e vómitos”, referiu, ao informar que já esperavam esta resposta segundo “indicações” dos enfermeiros e médico que lá estiveram.
Outra instituição que também recebeu a segunda dose foi a Fundação Manuel Brandão, no dia 08, não tendo registado “nenhuma reação adversa”, confirmou a funcionária Diana Semblano. Apesar de já terem sido todos vacinados, os funcionários de apoio ao domicílio não o foram e aguardam orientações da unidade de saúde pública. “No momento da primeira toma estavam em isolamento profilático”, comunicou, garantindo que já a solicitaram.

Ana Soares