A antiga sede do Sindicato dos Operários Vidreiros vai ser transformada e reabilitada num espaço/museu fotográfico que vai ter em vista o processo e a indústria do vidro. Este projeto foi aprovado na última Assembleia de Freguesia de S. Roque e vai contemplar um edifício que histórico localizado em Bustelo.
Em declarações ao Correio de Azeméis, Amaro Simões, presidente da Junta de S. Roque diz-se “satisfeito com o projeto e de reabilitar um espaço que nos diz muito”.
O edifício está neste momento a ser limpo para que o Gabinete de Arquitetura possa iniciar os seus trabalhos. Durante esta ação de limpeza, foram encontrados alguns documentos antigos considerados importantes, que foram posteriormente encaminhados para o Arquivo Municipal.
Amaro Simões revelou que a antiga sede é um edifício “de muita importância para a freguesia”, uma vez que as primeiras fábricas dedicadas ao vidro no concelho de Oliveira de Azeméis “estavam localizadas em S. Roque, mais concretamente em Bustelo”. Ainda numa fase inicial, o projeto não tem previsão de conclusão.