EB1 de Travanca com melhores condições

Recreio melhorado, paredes pintadas e novas hortas

0
134

A EB1 de Travanca tem sofrido intervenções e apresenta-se, agora, com um rosto diferente. “Há sempre um diálogo aberto com os professores, a coordenadora da escola, a Câmara Municipal, a União de Freguesias e o Agrupamento de Escolas de Loureiro”, declarou a coordenadora e professora do 1.º ciclo da escola, Paula Ramos, em comunicado enviado ao Correio de Azeméis. “Com a promoção de um leque de iniciativas, a angariação de fundos tem sido possível para intervir na escola, de forma a torná-la num lugar onde as crianças se sentem mais felizes”, realçou.

O recreio da EB1 de Travanca foi dotado de um novo equipamento de lazer – uma estrutura de trepar – para as crianças realizarem aprendizagens práticas e ativas. “Assim, desenvolvem-se a nível físico, social e emocional, abraçando o ‘correr o risco’ como uma componente essencial para o seu bem-estar”, considerou a professora Paula Ramos. A construção de mobiliário para o recreio, assim como pinturas de jogos no chão, também foram outras das apostas.
As paredes das salas de aula foram pintadas e, agora, as três estão equipadas com um quadro interativo. “Finalmente, as três salas de aula em funcionamento estão apetrechadas com quadros interativos”, comentou a docente. “Em cada uma das salas, já existe um lavatório com armário, permitindo uma higienização das mãos mais frequente”, acrescentou. Um dos telheiros foi fechado com toldos laterais, de forma a criar um espaço abrigado para as crianças estarem protegidas das adversidades climáticas.
A EB1 de Travanca também conta com mais uma horta, onde estão cultivadas plantas como brócolos, curgetes, alfaces, pimentos, pepinos e outras hortícolas. “Uma excelente oportunidade para as crianças continuarem o plantio das hortas da escola e fazerem a manutenção das mesmas. Estão assim reunidas todas as condições para encarar estas hortas, que se desejam biológicas, como instrumentos pedagógicos e uma estratégia didática para a abordagem do ensino das Ciências e da Sustentabilidade”, explicou a professora Paula Ramos, realçando que a escola tem, ainda, um jardim de plantas aromáticas.
É importante “presentear os alunos com um espaço físico bem cuidado, sendo o exterior com o máximo de verde possível, pois as crianças precisam de atividades ao ar livre e do contato com a natureza”, complementou, referindo-se ao novo aspeto da escola.

Associação de Pais estabelece protocolo com a Clínica da Fala
Com o objetivo de oferecer benefícios aos alunos desta escola, a Associação de Pais da EB1 de Travanca estabeleceu um protocolo de parceria com a Clínica da Fala, que visa proporcionar rastreios gratuitos de terapia da fala aos alunos da escola e, em caso de necessidade de acompanhamento terapêutico, 25 por cento de desconto na primeira sessão de terapia da fala. “Enquanto professora e coordenadora desta escola, a minha principal preocupação é oferecer uma escola com um projeto pedagógico construtivista mas sem descurar o que é tradicional”, considerou a professora Paula Ramos.