Azeméis tem 25 empresas de ‘Excelência’

0
58

O Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI) distinguiu 25 empresas oliveirenses com selo ‘PME Excelência’, representativo dos indicadores de desempenho económico e financeiro distintivos, durante o ano de 2019.

O distrito de Aveiro ocupou o terceiro lugar a nível nacional no que respeita ao número de empresas distinguidas (257), em que Oliveira de Azeméis contribuiu para esses resultados. Analisando a lista do IAPMEI, foi possível apurar que, entre as 25 empresas, sete fabricam calçado, três são do ramo da construção e as restantes dividem-se entre a fabricação e comércio de diversas áreas, desde maquinaria, ferramentas e equipamentos industriais e agrícolas ao ramo automóvel e de restauração.
Este estatuto ‘PME Excelência’ é atribuído pela IAPMEI e pelo Turismo de Portugal, em parceria com bancos e Sociedades de Garantia Mútua, um sistema mutualista de apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas. É um selo de referência atribuído às empresas, permitindo relacionarem-se com variadas entidades com credibilidade, nomeadamente fornecedores, clientes, sistema financeiro e autoridades nacionais e regionais, que facilitam o desenvolvimento do negócio.
O Correio de Azeméis teve oportunidade de falar com algumas empresas e perceber o que esta distinção significa.

 

“Na Multimoto trabalhamos sempre com o objetivo de fazer mais e melhor. Todos os anos temos como desafio superar o ano anterior, não só no volume de negócios, mas também na qualidade e eficiência de gestão e organização. Em 2019, a Multimoto atingiu o estatuto ‘PME Excelência’ pelo sétimo ano consecutivo. Um reconhecimento da qualidade de gestão e da capacidade de trabalho que esta fantástica equipa tem vindo a demonstrar ao longo dos últimos anos”
Adriano Duarte, diretor geral da Multimoto, Motor Portugal S.A. (Oliveira de Azeméis)

“Foi com muito agrado que recebemos a notificação de tal distinção, que muito nos apraz. Foi a primeira vez enquanto distinção ‘PME Excelência’. Sinal de que todos na estrutura, colaboradores, parceiros e clientes, estão a desempenhar bem a sua função. Será, certamente, uma das distinções que pretendemos manter por muitos anos”
Sérgio Cardoso, responsável da PinheiroFrio Equipamento Hoteleiros, Lda. (Pinheiro da Bemposta)

“A Fersilva atingiu o estatuto ‘PME Excelência’ pelo segundo ano consecutivo. Um trabalho de equipa com muita determinação, atitude, liderança e competitividade. É um motivo de orgulho para a empresa. Sentimos que é o reconhecimento da nossa aposta contínua na inovação, diferenciação e garantia da solidez da empresa”
Edite Silva, administração e supervisão da Fersilva, Comércio de Máquinas e Ferramentas (Oliveira de Azeméis)

“É um reconhecimento de uma empresa que está no mercado há muitos anos e que se esforça por manter certos padrões de qualidade e que gosta de satisfazer os clientes. Já somos distinguidos há alguns anos, desde 2016, e será algo que queremos manter no futuro ou até melhorar. Dependerá se o IAPMEI irá manter os mesmos níveis de exigência ou se vão adaptá-los a esta situação de pandemia”
Bruno Castro, representante da Prospés, Componentes para Calçado, Lda. (Cucujães)

“Este era um dos nossos objetivos; fornece um grande destaque a nível financeiro com os bancos e no acesso a créditos mais competitivos. Também para muitos clientes saberem que somos uma ‘PME Excelência’ e ficarmos com mais credibilidade por se tratar de uma empresa mais idónea. Para mim, é um orgulho conseguir este estatuto; já o consegui duas vezes”
Júlio Dinis, proprietário da Julio Dinis & Filho, Lda. (Cucujães)

 

“A empresa trabalha para tentar manter este estatuto, não sendo a primeira vez… Julgo que o recebemos há cerca de cinco anos. É uma referência a nível nacional. De facto, muito fornecedores recorrem a esse estatuto para ver se a empresa tem estabilidade financeira. A nível internacional não há muito reconhecimento – e com pena -, porque deveria ter mais visibilidade no estrangeiro”
Rui Mesquita, sócio-gerente da Duarte, Mesquita & Filhos, Lda. (Santiago de Riba-Ul)