“As raízes da moda estão na Europa”

> Luís Onofre foi o único português presente numa reunião promovida pela Comissão Europeia

0
23

A reunião promovida pela Comissão Europeia com a elite mundial do setor da moda, onde constam nomes como Chanel, Fendi ou grupo Louis Vuitton, contou com a participação do oliveirense Luís Onofre, o único português presente no evento. O ponto de partida da reunião focou a fileira da moda, que deverá apostar na formação de novas competências em domínios como a digitalização ou a sustentabilidade para assegurar novos ganhos de competitividade para o futuro.
O presidente da APICCAPS – Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos, Luís Onofre, que exerce ainda as funções de presidente da Confederação Europeia da Indústria de Calçado (CEC), recordou que “as raízes da moda estão na Europa”, pelo que importa “não só preservar os postos de trabalho existentes, como atrair uma nova geração capaz de assegurar novos ganhos de competitividade”. Para a CEC, “é prioritário incentivar a modernização das instituições de ensino de toda a Europa, de modo a assegurar uma formação profissional mais ágil para responder às necessidades das empresas”.
Adicionalmente, Luís Onofre propõe a realização de “um programa europeu de mobilidade para novos trabalhadores do vestuário e calçado, especialmente na área do Design”. Este programa deverá permitir que os alunos, após terminar o ciclo de ensino, trabalhem por seis a nove meses em empresas de outros Estados-Membros. O presidente da APICCAPS propõe, ainda, a realização de uma campanha de sensibilização de novos talentos por toda a Europa.