António Pinho dá nome ao Centro de Treinos de Cucujães

0
15

Falar do Núcleo de Atletismo de Cucujães é falar também de António Pinho. Os dois nomes são indissociáveis e, apesar do seu falecimento, António Pinho vai ficar eternizado na coletividade cucujanense a partir do próximo ano.

No próximo mês de maio, altura em que o NAC comemora o seu 45º aniversário, a Direção vai realizar vários eventos em memória do fundador e sócio número um desta associação, que promove não só o desporto, mas também a cultura. Entre as diversas ações que estão previstas, destaque para a atribuição do nome de António Pinho ao Centro de Treinos de Cucujães, que passará a denominar-se de Centro de Treinos António Pinho. António Pinho vai igualmente dar o nome ao Torneio de Xadrez mais antigo de Portugal, e que é realizado pelo NAC, e que, assim, terá a designação do seu fundador. A Associação de Atletismo de Aveiro vai também organizar o Meeting de Lançamentos António Pinho, no Centro de Treinos do NAC.
O presidente do NAC, Joaquim Correia, considerou de inteira justiça a atribuição do nome de António Pinho tanto ao Centro de Treinos como ao Torneio de Xadrez. “Se alguém tinha a coragem de levar uma tarefa para a frente era o António”, começou por justificar o presidente da coletividade cucujanense. O nome para o Centro de Treinos, acrescentou, “está muito bem atribuído, porque o António foi o maior impulsionador de um espaço onde pudéssemos treinar”. “Se não fosse a coragem dele para avançar (com a obra), hoje não tínhamos um espaço para treinar”, reconheceu Joaquim Correia, que promete não esquecer as tarefas que ficaram por concluir no NAC aquando da partida, de forma surpreendente e inesperada, de António Pinho, no passado dia 15 de agosto.