98,3% recuperaram da Covid-19

Entre 01 de março de 2020 e 31 de março de 2021

0
6

Oliveira de Azeméis – Casos confirmados: 6.285 – Há uma semana: 6.260

Na semana de 05 a 11 de abril foram detetados mais 25 infeções por Covid-19 no concelho. Segundo o relatório da Direção-Geral da Saúde (DGS), entre os dias 24 de março e 06 de abril registaram-se 38 casos por 100 mil habitantes na região oliveirense, o que continua a permitir que Oliveira de Azeméis seja classificado como um concelho de risco moderado.

Marta Cabral

“Uma situação num dado concelho, aparentemente favorável, rapidamente se transforma num problema preocupante para toda a comunidade. Não queremos que isso aconteça em Oliveira de Azeméis”, alertou o presidente da Câmara Municipal, Joaquim Jorge.
O perfil do município oliveirense, divulgado pela autarquia, revelou dados sobre a evolução do vírus no concelho desde o seu surgimento, no período compreendido entre 01 de março de 2020 e 31 de março deste ano. Do número acumulado de casos confirmados (6.255) durante este período, o número total de casos recuperados engloba 6.146 pessoas, o que significa que 98,3 por cento dos oliveirenses recuperaram do novo coronavírus. Foram realizados 23.696 testes RT-PCR notificados e 1.434 testes rápidos de antigénio notificados.

Vacinação decorre “normalmente”
Apesar da situação no concelho parecer, à primeira vista, “favorável”, o presidente da Câmara Municipal apelou à comunidade para que, nos próximos tempos, a preocupação seja “redobrada” em relação à “segurança individual”, para que seja possível o “sucesso coletivo”. “O processo de vacinação no concelho está a decorrer muito bem, mas ainda estamos longe de atingir os números que nos permitem atingir a segurança coletiva para termos imunidade coletiva”, declarou Joaquim Jorge. Segundo informações cedidas pelo Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) Entre Douro e Vouga II Aveiro Norte, de 29 de março a 02 de abril foram vacinados mais 645 utentes com a primeira dose e a 423 foram administradas as segundas doses.