139 anos de histórias e tradições – Banda centenária aquece corações à distância

0
8

No dia 13 de novembro de 1881, nasceu a Banda de Música de Pinheiro da Bemposta, sob a iniciativa dos fundadores José Caetano dos Santos Ribeiro, Caetano Dias Ferreira e Manuel José Alves. Sendo o ano de 2021 atípico, a coletividade festejou de forma simbólica a efeméride no dia 13 de dezembro. “Não foi possível atuar conforme estávamos habituados nos festejos do 139.º aniversário da banda”, lamentou o presidente da direção, José Rodrigues.
A instituição musical enveredou por outro caminho e, com as devidas precauções, a comemoração foi feita de forma simbólica passado um mês da data de aniversário da Banda de Música de Pinheiro da Bemposta.
A missa, que teve lugar na Igreja Matriz de Pinheiro da Bemposta serviu para recordar todos aqueles que serviram a banda centenária, desde associados até músicos falecidos. No final da eucaristia, apenas meia dúzia de pessoas rumaram até ao cemitério para depositar uma coroa de flores em memória dos que fizeram parte da banda e já partiram. “Paralelamente, também celebrámos o aniversário através das redes sociais, em que foram evocados momentos determinantes da nossa instituição, através de uma seleção criteriosa relembrando momentos específicos e especiais para a banda”, realçou o presidente da coletividade, José Rodrigues, dando como exemplo o acompanhamento da associação em palco com os GNR e os Quinta do Bill. “Foram dois momentos que deixaram uma marca profunda na nossa instituição e que é felizmente relembrada por muitos amigos”, apontou.
Apesar de a Banda de Música de Pinheiro da Bemposta ter ficado impedida de realizar o habitual concerto de Natal, José Rodrigues lembrou que não quiseram deixar de endereçar à comunidade um “miminho” natalício, referindo-se à atuação da Jingle Band pelas ruas de Oliveira de Azeméis. Dada a ausência de eventos, para já, em 2021, o CD da coletividade – ‘Paixão pela Música’ – continua à venda e, de momento, é a principal fonte de receita da banda, assim como as marchas do Capitão Amílcar Morais. “Temos tido respostas muitíssimo positivas na venda do CD. A população corresponde”, refletiu José Rodrigues, enaltecendo o carinho contínuo e incansável das pessoas pela Banda de Música de Pinheiro da Bemposta.