FUNDADO EM 05 DE OUTUBRO DE 1922





DIRETOR
EDUARDO COSTA


22-2-2016,
> Muito amou e serviu a sua terra
Faleceu Bartolomeu Fonseca

Com a idade de 84 anos, foi a sepultar em Ul, terra que amou e serviu desveladamente, Bartolomeu Fonseca Rego e Rego.


António Magalhães

O saudoso extinto, natural da vizinha freguesia de Canelas, do concelho de Estarreja, terra dos seus maiores, iniciou a vida escolar no Seminário de Aveiro, que abandonaria para frequentar o extinto Colégio de Oliveira de Azeméis.

Chegou a Ul no ano de 1949, acompanhando seu tio, o Padre António Maria Domingues da Fonseca, que no mesmo momento deixava a freguesia de Novelas, do concelho de Penafiel, onde, no curto espaço de seis anos construiu e inaugurou a igreja paroquial, uma proeza para a época.

Ingressou nos serviços do Ministério da Justiça, que deixaria para assumir os Serviços de Contencioso das então Indústrias Molaflex, uma das maiores empresas da zona. Entretanto, foram-se revelando as suas muitas qualidades de intervenção cívica, servindo a Junta de Freguesia de Ul e várias instituições de iniciativa paroquial.

Dir-se-á que se iniciou então um longo e vasto percurso, talvez difícil de recordar de momento, mas em que sobressaem os muitos serviços prestados à Câmara Municipal, como vereador no activo e vice-presidente do executivo.

Foi elemento diligente da Misericórdia, dos Bombeiros Voluntários e de inúmeras instituições, tais como a Casa- Museu Regional e várias Irmandades. Em suma, um infindável espírito de servir, que, muito para além do comando de instituições públicas, um raro espírito de apoio à comunidade, uma disponibilidade permanente, a sempre presente vontade de servir sem se servir. Enfim, as qualidades que distinguem os seres superiores.

O seu funeral constituiu uma rara manifestação de respeito, de saudade, de apreço, de gratidão. E foi aconchegado com os símbolos das várias instituições que amou que calcorreou o trajecto até à última morada.

O Correio de Azeméis apresenta cumprimentos de pesar à família enlutada.


CAIXA:

>Em memória de Bartolomeu Fonseca e Rego
Assembleia Municipal aprova voto de pesar
Esta última sexta-feira, Oliveira de Azeméis ‘acordou’ com uma notícia triste, a do falecimento de Bartolomeu Fonseca e Rego, figura natural do concelho vizinho de Estarreja muito respeitada pelos oliveirenses, que, entre outros cargos, foi presidente da antiga Junta de Freguesia de Ul e ainda vereador da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis.
No campo associativo, destaca-se a sua ligação a instituições como a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis, a Santa Casa da Misericórdia ou a Casa-Museu Regional.
Além de o Município ter colocado a bandeira a meia-haste, também a Assembleia Municipal, reunida nesse dia, aprovou por unanimidade um voto de pesar, seguido de um minuto de silêncio, em memória de Bartolomeu Fonseca e Rego.


 




OUTRAS
15-1-2018»  Os mais de 2017
15-1-2018»  Aposta na inovação e qualidade elogiada pelos oliveirenses
15-1-2018»  Obras na Quinta do Barão continuam
15-1-2018»  Nogueira do Cravo respira teatro em janeiro
15-1-2018»  Amor à camisola e união antes do ‘ataque’ da ATEC
15-1-2018»  Ricardo Tavares é o novo presidente da Concelhia do PSD
15-1-2018»  “A violência nunca é uma forma de amar”
15-1-2018»  Sérgio Martins apresenta o ‘Homem + Forte de Portugal’
15-1-2018»  “Perdemos demasiado tempo a fazer estudos”
15-1-2018»  ACD Azagães celebrou duas décadas de vida



PESQUISA




Estatuto Editorial O Correio de Azeméis, no cumprimento duma obrigação legal, renova o conteúdo do seu Estatuto Editorial, na mesma linha que orientou as décadas que leva de publicação ininterrupta, de colocar os verdadeiros interesses do con­celho de Oliveira de Azeméis como sua prioridade inquestionável, não se misturando com os interesses de grupos, nomeadamente políticos. O Correio de Azeméis renova o com­promisso de respeitar os princípios deontológicos da imprensa e a ética profissional, de modo a não poder prosseguir apenas fins comerciais, nem abusar da boa fé dos leitores, encobrindo ou detur­pando a informação.




REDACÃO:
Edifício Rainha, 8º Piso
3720-232 Oliveira de Azeméis


CONTACTOS:
Telf: 256 04 98 90 * Fax: 256 04 62 63
Tlm: 939628533


Horário Atendimento: 2ª a 6ª - 9:00h / 18:00h
email: geral@correiodeazemeis.pt


Todos os direitos reservados, 2018